quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Homens Camaleões

   Vivemos na era da informação, tempos onde podemos, em questões de segundos, estabelecer contato áudio-visual com uma pessoa em qualquer lugar do planeta (com sinal de WiFi). Onde [segundo algum pesquisador por aí] todos estamos interligados por no máximo seis pessoas, ou seja, algum amigo seu tem uma tia casada com o pai do alfaiate que fez terno usado por Barack Obama no no discurso de posse. A verdade é que direta ou indiretamente convivemos com uma infinidade de outras pessoas com diferentes mentalidades e opiniões sobre os mais diversos assuntos possíveis e imagináveis.




   Se existe algo mais complicado nesse mundo do que viver em sociedade ainda não foi descoberto pelo ser humano! Já parou pra se perguntar como é difícil seguir todas as regras impostas quando se trata de convívio? Não menosprezando as leis, porque infelizmente sem elas os seres humanos (que se julgam o único ser racional do planeta) se afundariam num mar de insanidades praticadas por quem tem poder (lê-se dinheiro) e só pensa em se tornar mais poderoso, a qualquer custo.

   "Desde pequenos fomos programados pra receber de vocês! Nos empurraram com os enlatados dos USA, de 9 às 6!" Diante de tantas regras e imposições o ser humano se obriga a se moldar com as necessidades de cada meio (já dizia Darwin) e acaba se camuflando para se adequar à sociedade, ao grupo de pessoas, no qual está inserido.

   É fácil de observar essa camuflagem social. Com que roupa eu vou naquela reunião? E na festa depois? E no almoço em família amanhã? Com certeza não vai ser a mesma p'ras 3 ocasiões! Cada ocasião, pessoa ou lugar vai te obrigar a se camuflar para não se tornar uma presa fácil aos predadores. Se você aparece num casamento usando chinelos e regata, se for calor, ou pijama e pantufa, se for frio, obviamente seria julgado por grande parte das pessoas lá presentes. No mínimo iria ouvir comentários desagradáveis, vindo de alguém que tem a boca mais rápida que o cérebro. E o vocabulário? Ai de quem disser um palavrão dentro da igreja.. Vai pro inferno!


   Só vejo uma saída nessa história toda. Escolher as melhores paisagens pra se camuflar. Se o camaleão está em um lugar cinzento ele se obrigará a ficar cinzento, e se o lugar for colorido, ele terá de absorver as cores pra si. 
Perante à sociedade moderna somos os homens camaleões e um de nossos predadores é o grupo de pessoas monocromáticas que querem nos convencer de que a cor delas é a mais bonita, que devemos esquecer nossa capacidade de mudar de cor. O que seria do verde se todos gostassem do azul? Posso gosto de xadrez, mas listras vão muito bem também!


Sejamos todas as cores,
Da cor do pecado.
Provemos de vários amores,
Amor bem amado.