domingo, 11 de agosto de 2013

O Lago do Caos



    Dizem os antigos que a noite fora feita pra dormir. Quem fugia à essa regra era tratado como perturbado, louco ou coisa pior. Se eu tivesse nascido há 100 anos atrás (e como eu gostaria) provavelmente teria fama de lobisomem, vampiro, boitatá ou qualquer outra criatura da noite.
    O que é a noite? Muitos a vêem como tempo de descansar, deitar a cabeça no travesseiro, baixar as pálpebras e se entregar ao mundo dos sonhos e ninguém pode dizer que isso é errado?
Eu, uma mera existência infinitesimal desse Universo, penso diferente. Penso que
se existem dois mundos, um que controlamos com nossas atitudes, que é quando estamos acordados, e outro que somente temos vagas lembranças do que se passa por lá, que é quando estamos dormindo.
    O mundo dos sonhos é um grande lago, no qual você deixa todos os seus pensamentos lá, alguns deles flutuando na superfície, outros submersos na maior das profundidades do lago e alguns até ficam passeando pelo lago todo, mas neste lago não há ordem, reina o caos. O caos de ideias e pensamentos. Eu o chamo de "O Lago do Caos".
     Quando nos entregamos ao mundo dos sonhos, ao lago do caos, damos lugar em nossa mente a tudo o que está acontecendo dentro desta desordem. Usamos do silêncio da madrugada para libertar nossos pensamentos da realidade e deixar que os sonhos tomem conta. Isso parece bom. Mas e se ao invés de deixarmos o caos reinar em nossas mentes nós usufruíssemos do silêncio e da tranquilidade da madrugada para organizar nossos pensamentos e atos da realidade? Afinal, a ordem me parece muito mais interessante e produtiva que o caos!
    Você já parou pra pensar que todas as criaturas da noite, por mais que sejam fictícias, sempre são seres mais desenvolvidos que nós? E que várias delas temem o dia? Talvez isso tudo se explique pelo fato de que a noite seja uma realidade menos hostil para qualquer forma de vida.
    O que eu quero dizer com tudo isso? Simples. Devíamos olhar com mais carinho para o tempo de silêncio e calma que dispomos noites a dentro e usá-lo de forma diferente, com a cabeça no lugar, olhando para dentro de nós e organizando ideias e sentimentos desconexos, que durante o dia, não fazem o menor sentido, mas durante a noite tudo parece ter solução.
    Se a noite é melhor que o dia eu não sei. Tudo o que sei é que estes são pensamentos de alguém que passara algumas noites, gélidas e silenciosas, acordado tentando ser um indivíduo melhor, indivíduo filho do dia, como a maioria dos homens, ou um ser da noite, como poucos podem ser e compreender.
    Cuidado para não deixar o caos, O Lago do Caos, tomar conta da sua vida!